04 ago A proposta é ousada, mas Fernando Marcondes tem um histórico de sucesso e sabe das coisas
Da Coluna de Cacau Menezes (ND, 03/08/2021)
Ilha dos games
Não é que o empresário Fernando Marcondes de Mattos, do alto dos seus 82 anos, diz que vai realizar o projeto privado mais importante de Floripa de todos os tempos, que vai mostrar numa coletiva de imprensa marcada para quarta-feira às 9 horas no seu Costão do Santinho, onde será implantado o projeto. A empresa, já constituída, se chama Hub Costão Games (hubCG).
A proposta é criar um centro de alta tecnologia voltado para o mundo dos games, desde formação de pessoal, equipes de jogadores de alto nível, produção de games e aceleração de empresas (startup) numa incubadora que irá implantar. Seu espaço inicial será de 4.000 m², devendo alcançar 10.000 m² até 2026, e contará com modernas arenas de sports, games centers, gaming offices, área para eventos, complexo de produção de jogos e infraestrutura para coworking. Em parceria com instituições do ecossistema de inovação de Florianópolis, proporcionará um conjunto completo e avançado de tecnologias, laboratórios, estúdios e ferramentas computacionais. O projeto prevê uma equipe de 700 profissionais basicamente formados em média e alta tecnologia ao longo de cinco anos. Dada a carência desse tipo de profissionais no Brasil, está sendo constituído um instituto especialmente voltado para a formação desse tipo de profissionais, prevendo-se ao final de 2026 ter continuamente cerca de 1,2 mil estudantes em sua instalações de referência nacional e 200 mil de forma remota em custos de curta duração.
A proposta é ousada, para dizer o mínimo, mas Marcondes tem um histórico de sucesso e sabe das coisas. Ele pensou nesse assunto em outubro de 2020 quando percebeu que num mundo de 7,8 bilhões de pessoas não menos de 2,8 bilhões praticam games; atividade que cresce 11% ao ano e suas receitas superam às do cinema e da música em conjunto. E concluiu:” Florianópolis tem alta tecnologia e é uma referência nacional; é uma das cidades mais procuradas para viver, bem a gosto dos profissionais dessa atividade; e Costão do Santinho tem todo um ambiente adequado nos seu 1 milhão de metros quadrados para sediar um projeto dessa envergadura. A partir daí, decidiu ir em frente convidando o renomado professor Carlos Alberto Schneider, criador da fundação CERTI, para liderar o projeto.