04 ago Pesquisa busca mapear atores da economia criativa em Florianópolis
A Rede de Economia Criativa de Florianópolis (REC Floripa) quer ampliar o alcance da pesquisa que tenta identificar pessoas ligadas à economia criativa na capital catarinense. A ideia é aproximar as duas frentes (a REC e os próprios atores) em um movimento colaborativo que busca promover Florianópolis como cidade criativa.
Profissionais ligados à economia criativa costumam trabalhar de forma isolada, o que impede a promoção do setor e a realização de algumas ações em conjunto. Por isso, fazer o mapeamento da área vai ajudar a planejar ações conjuntas e atuar na busca de soluções para os desafios e dificuldades comuns.
“A pesquisa nos dá condições de consolidar a rede e aglutinar mais pessoas para que a gente possa prever ações em conjunto. Existem boas práticas acontecendo por aí, mas que não são comunicadas, não chegam aos demais. Por isso, queremos identificar esses profissionais para que seus trabalhos possam inspirar e alimentar outros que estejam no mesmo caminho”, explica um dos membros da REC, Otávio Ferrari Filho, representante do FloripAmanhã.
A reunião da REC, realizada na última semana de julho, contou com a participação de representantes das próprias áreas da economia criativa. Cerca de 30 pessoas ligadas ao setor foram apresentadas à pesquisa e se comprometeram a atuar como mobilizadores e divulgadores.
Como participar da pesquisa
A pesquisa está aberta para qualquer profissional ligado às áreas da economia criativa:
- Arquitetura;
- Artes visuais;
- Artes cênicas;
- Música;
- Artesanato;
- Design;
- Cinema e vídeo;
- Indústria/Mercado Editorial;
- Moda;
- Publicidade;
- Tecnologias;
- TV, rádio e internet;
- Entretenimento digital;
- Patrimônio Natural e Cultural;
- Gastronomia;
- Jogos;
- Brinquedos
- qualquer outra atividade relacionada à economia criativa em Floripa
<< Se você atua com qualquer uma delas, participe! A pesquisa pode ser acessada neste link. >>
Rede de Economia Criativa de Florianópolis (REC Floripa)
A REC Floripa surgiu na capital catarinense como um grupo de instituições interessadas em direcionar ao poder público iniciativas e conteúdos voltados para o desenvolvimento da cidade. O grupo se propõe a ser um espaço de troca de informações e fomento de um crescimento sustentável de Florianópolis. Veja as entidades participantes da REC Floripa:
Associação FloripAmanhã
Prefeitura Municipal de Florianópolis
Secretaria Municipal de Turismo
Vertical de Economia Criativa da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate)
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
CDL Tech
API Economia Criativa – CDL
Distrito 48
Instituto Pe. Vilson Groh (IGV)
Sebrae
Anima/Unisul
Senac
UDESC
UFSC
TV UFSC
Consultores
Fabrício Flores Nunes
Lucas Passold
Marcelo Bohrer
A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.