03 ago Agência Espacial Brasileira (AEB) participa de reunião sobre Cidades Inteligentes
O diretor de Governança do Setor Espacial, Cristiano Augusto Trein, da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), se reuniu com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), na quinta-feira passada, dia 29 de julho, para conversar sobre a aplicação de nanossatélites em Cidades Inteligentes. “Santa Catarina tem investido muito em inovação e esse trabalho pode ajudar muito na efetivação de vários projetos na área espacial”, disse Cristiano.
Trein fez uma palestra na qual destacou as aplicações de tecnologias espaciais para o monitoramento de obras públicas, saúde e monitoramento de queimadas, dentre outras atividades. Para Cidades Inteligentes, apresentou a importância da utilização de nanossatélites para o planejamento urbano em tópicos tão diversos como energia, saneamento, edificações, mobilidade, integração e serviços públicos.
O diretor ressaltou os ganhos diretos com a efetivação do projeto Constelação Catarina em setores como a defesa civil, a meteorologia, o agro 4.0, o setor elétrico, a segurança de barragens e os recursos hídricos. Além de, é claro, incentivar a indústria com a produção dos nanossatélites que farão parte da Constelação Catarina. Os nanossatélites serão desenvolvidos em Florianópolis, pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e pela Universidade Federal de Santa Catarina.
A Constelação Catarina prevê, por meio de instrumentos de cooperação, o compartilhamento colaborativo de infraestruturas, de conhecimento, de dados, de serviços e de aplicações, fomentando a indústria espacial no estado de Santa Catarina.
A iniciativa prevê o desenvolvimento, a fabricação e o lançamento de uma “constelação de satélites”, que tem como objetivos principais atuar no setor de defesa civil e levar melhorias à agricultura de precisão. Outro benefício importante é demonstrar a viabilidade de um novo modelo de investimentos no setor espacial, que possa trazer recursos de diferentes setores, com foco no atendimento a demandas qualificadas. A Constelação Catarina também cumpre alguns dos objetivos primordiais do Programa Espacial Brasileiro: fortalecer a indústria espacial nacional e entregar valor à sociedade.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
(Agência Espacial Brasileira, 02/08/2021)