26 jul Acif busca soluções para salvar a Lagoa da Conceição
Cartão postal, refúgio ambiental e uma das regiões com maior potencial turístico e econômico de Florianópolis, a Lagoa da Conceição sofre há décadas com problemas acarretados pelo aumento populacional do bairro, que acompanha o crescimento da Capital, com a ocupação desordenada e ilegal. Nos últimos dez anos, a população da cidade aumentou 20% e já ultrapassa meio milhão de pessoas.
Outro fator que acelerou a degradação ambiental na lagoa, principalmente nos últimos anos, são as ligações irregulares de esgoto despejados na água ou na rede de drenagem pluvial, apesar do sistema de saneamento implantado pela Casan, que atende parte do bairro.
“Mesmo assim, vários proprietários de imóveis insistem em não fazer a ligação correta. Hoje todo mundo é ambientalista, defende a natureza, mas poucas pessoas são capazes de fazer uma checagem do seu sistema de tratamento de efluentes, chamar a Vigilância Sanitária, fazer um teste em casa. Neste nível de ambientalismo, quase ninguém chega. Essa é a crítica e o questionamento que faço hoje“, aponta o biólogo Emerilson Emerim.
(Confira a matéria completa em ND, 24/07/2021)