MP pede manutenção da cabeceira da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, em 30 dias

MP pede manutenção da cabeceira da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, em 30 dias

Após constatar problemas durante uma vistoria de rotina na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, a 30ª Promotoria de Justiça da Capital encaminhou uma recomendação de recuperação do piso da cabeceira insular ao Município nesta quarta-feira (7). Segundo o promotor de Justiça Daniel Paladino, o prazo máximo para a Secretaria de Infraestrutura municipal refazer o pavimento no local é de 30 dias.

“Nós viemos fazer uma vistoria de rotina, como sempre fazemos na Ponte Hercílio Luz e nas outras duas pontes, e nos deparamos com essa situação extremamente preocupante. O material que reveste a pista de rolamento está colapsado e isso é visto à olhos nus. Há degradação do asfalto. Inclusive, parte do pavimento está afundando também. Tornando a travessia de pedestres extremamente perigosa, especialmente de cadeirantes e demais deficientes físicos”, destacou o promotor de Justiça Daniel Paladino.

Segundo o promotor, o órgão municipal deve refazer o “pavimento asfáltico e o não asfáltico, de modo a oferecer segurança para quem transita pelo local. Um cartão postal tão belo, que é emblemático e representativo da nossa cidade, mas infelizmente se encontra nesse estado de degradação”.

O Município tem 48 horas para responder a recomendação do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). Caso o pedido não seja atendido e o prazo de 30 dias para realizar as intervenções não seja respeitado, o MP pode pedir a interdição do acesso à ponte.

Para Paladino, a discussão é muito mais ampla. “Foi feito algum tipo de cálculo estrutural no sentido de demonstrar que esse material que foi colocado é capaz de resistir a altas cargas, principalmente de veículos pesados como ônibus, que transitam aqui a todo o momento? Esse estudo também vai ser requisitado pelo MP e das duas uma: ou se troca efetivamente o material por um material mais resistente ou se estuda a possibilidade de transferir a circulação de ônibus para as outras duas pontes”, disse o promotor.

(NDMais / Balanço Geral Florianópolis, 07/07/2021)