24 jun Floripa Sustentável pede agilidade na regularização das empresas de transporte para projeto de integração avançar
A regularização provisória das empresas que fazem o transporte coletivo na Grande Florianópolis precisa ser agilizada para que o governo do estado possa realizar a licitação que viabilizará a tão esperada integração entre os municípios. A posição foi defendida pelo Movimento Floripa Sustentável, após participar de uma apresentação sobre projetos para o transporte público, realizada pelo secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, na última segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa.
Atualmente, muitas empresas estão com seus contratos vencidos e já querem realizar os novos de forma a poderem participar da licitação do governo do estado. “Por isso é urgente um acordo entre o governo e o Ministério Público para estabelecer a regularização provisória e assim garantir que as empresas continuem operando, até que a licitação seja feita no âmbito estadual, já prevendo o projeto de integração do transporte entre as cidades”, explicou Zena Becker, coordenadora do Floripa Sustentável. “As empresas tiveram seu faturamento comprometido com a pandemia, situação que exige uma atenção especial das autoridades, para que este importante setor consiga continuar prestando com segurança um serviço de qualidade à população”, completou.
O Floripa Sustentável também debateu o tema da integração e da mobilidade, em live realizada dia 17, com mais de 40 participantes. Coordenado por Zena Becker, o evento ouviu o secretário Thiago Vieira, além de Léo Mauro Xavier Filho (presidente da Biguaçu Transportes), Roberto Sganzerla (especialista em marketing de transportes), Bernardo Meyer (Observatório da Mobilidade da UFSC) e Cássio Taniguchi (coordenador do grupo de mobilidade do COMDES – Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis). “Essa é uma de nossas prioridades e continuaremos atuando de forma permanente para avançarmos com mais celeridade na concretização do transporte multimodal e integrado”, concluiu Zena Becker.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do Floripa Sustentável)