17 jun UNESCO lança Prêmio Internacional de Economia Criativa
A UNESCO lançou recentemente uma convocação para o Prêmio Internacional de Economia Criativa UNESCO-Bangladesh Bangabandhu Sheikh Mujibur Rahman.
Criado em 2020 e nomeado em homenagem ao Pai da nação de Bangladesh, o Prêmio Internacional UNESCO concederá, a cada dois anos, US $ 50.000 a um indivíduo ou organização com reconhecida excelência em fomentar o empreendedorismo entre os jovens na área cultural e indústrias criativas. Iniciativas que promovam o empreendedorismo entre mulheres, migrantes e comunidades da diáspora serão priorizadas. O prêmio contribuirá diretamente para a Prioridade Global da UNESCO para a Igualdade de Gênero e para a Estratégia Operacional da UNESCO para a Juventude.
A primeira cerimônia de premiação será realizada por ocasião da 41ª Conferência Geral da UNESCO em novembro de 2021 e as cerimônias de premiação subsequentes serão realizadas por ocasião da Conferência das Partes da Convenção de 2005 sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.
A UNESCO está incentivando fortemente todas as Cidades Criativas a participarem desta Chamada e enviarem seus projetos criativos e inovadores a nível individual ou institucional para apoiar ainda mais a economia criativa e seus stakeholders. As nomeações devem ser apresentadas em inglês ou francês para a Secretaria do Prêmio por meio do site da UNESCO até 21 de julho de 2021.
Mais informações sobre o Prêmio estão disponíveis neste link.
Florianópolis é uma das Cidades Criativas da UNESCO na categoria Gastronomia e a Associação FloripAmanhã está na coordenação do grupo gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia.
A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.