2ª Feira Virtual do Mel de Santa Catarina segue até 30 de junho

2ª Feira Virtual do Mel de Santa Catarina segue até 30 de junho

De 1º até 30 de junho acontece a 2ª Feira Virtual do Mel de Santa Catarina. Mais uma vez, por conta da pandemia e em respeito a tantas perdas, os apicultores e meliponicultores do estado optaram pelo formato virtual da feira, que até 2019 aconteceu nas ruas do Centro de Florianópolis.

Aproximadamente 30 produtores de diversas regiões de Santa Catarina estão com méis e derivados à venda pelo site feira do mel. A Feira é uma realização da FAASC (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina), Epagri e Sebrae/SC. Agora em 2021 a feira ganha o importante apoio do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, cuja coordenação está a cargo da FloripAmanhã.

Produtos que serão comercializados:

  • Balas
  • Bolachas de mel
  • Bolo de mel
  • Cera de abelha
  • Extrato de própolis
  • Favo de mel
  • Mel com certificação orgânica
  • Mel composto
  • Mel de diversas floradas
  • Mel de melato com certificação orgânica
  • Mel de melato de bracatinga
  • Pão de Mel
  • Pólen
  • Pólen Orgânico

De acordo com o presidente da FAASC, Ivanir Cella o objetivo é aproximar o produtor do consumidor, divulgar o potencial, a qualidade e a diversificação do produto catarinense. “Com o site estamos estabelecendo novos mecanismos de comercialização do nosso mel, buscando o desenvolvimento territorial e agregando valor aos produtos. Assim também podemos expandir a feira do mel de Santa Catarina para consumidores de todo Brasil, que vai ter acesso aos melhores méis, todos com certificação”, diz Cella.

A plataforma não é um e-commerce, ela é para aproximar o consumidor do produtor. Através dela o comprador pode escolher um fornecedor para a sua cidade e entrar em contato diretamente com ele. A venda do mel será tabelada como todos os anos, porém os demais produtos são negociados junto ao produtor, assim como o frete.

A 1ª Feira Virtual do Mel de SC, realizada no ano passado, foi um sucesso, de acordo com o chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, Rodrigo Durieux da Cunha. “Foi um sucesso pela grande repercussão que teve o mel catarinense, que ganhou alcance nacional oportunizando a divulgação e muitos contatos comerciais aos feirantes. Durante um mês, a feira alcançou 13 mil pessoas e elevou as vendas dos expositores em 10%”, comemora Rodrigo. Devido a esse sucesso, organizadores e feirantes decidiram por manter a feira no formato virtual, mesmo quando ela já puder acontecer no formato presencial.

Foto: Cristina Gallo

Preços tabelados:

Mel silvestre, de eucalipto e uva Japão: Pote de 1 kg: 30,00

Mel com certificação de orgânico: Pote de 1 kg: 35,00

Mel de Melato de Bracatinga: Pote de 1 kg: 35,00

Serviço:

2ª Feira Virtual do Mel de Santa Catarina

De 1º a 30 de junho

www.faasc.com.br/feiradomel

Com informações da Assessoria de imprensa FAASC



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.