Covid-19: novo decreto repete erros, lamenta Abrasel-SC

Covid-19: novo decreto repete erros, lamenta Abrasel-SC

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 17/06/2021)

O novo decreto estadual de enfrentamento à Covid-19, divulgado nesta segunda-feira (17) à noite, decepcionou o setor de bares e restaurantes.

Segundo o presidente da Abrasel-SC, Raphael Dabdab, o texto não acompanha a melhora nos indicadores da pandemia, que se mantêm estáveis nas últimas duas semanas.

Além disso, segundo ele, o decreto “não revê questões que têm excesso de rigor como, por exemplo, a limitação de apenas quatro pessoas por mesa”.

O governo, de acordo com Dabdab, “repete o erros do decreto anterior, como de criar uma regra para controle de capacidade que utiliza uma fórmula matemática que tem com interpretação diferente de cidade para cidade”.

Ele também questionou a manutenção da restrição da capacidade de atendimento em áreas externas, “que deveria ser estimuladas e ter restrições menores que em áreas internas”.

O representante da Abrasel-SC disse que o “erro mais grave”, no entanto, foi a interrupção do “canal de diálogo direto entre a Secretaria da Saúde e o setor, retornando um modelo de atuação unilateral e autoritário fazendo com que vários erros, que poderiam ter sido evitados, fossem repetidos”.

Tags:
,