17 maio Investimentos privados em praças e parques seguem em alta em SC
Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 15/05/2021)
A Praça Nossa Senhora de Fátima, a principal do Bairro Estreito, em Florianópolis, acaba de abrir ao público com novo paisagismo. O investimento foi da construtora WKoerich, que já renovou mais de 30 espaços públicos na Capital. E em Jaraguá do Sul, a prefeitura fez evento para agradecer doações privadas e da Justiça ao novo Parque da Inovação, que será inaugurado em breve. Joinville e Chapecó também estão entre as cidades com programas de adoção de praças e outros espaços públicos.
Santa Catarina é referência de estado com belas cidades. Isso resulta da cultura dos seus habitantes e projetos de prefeituras mas, cada vez mais, registra o avanço da participação privada na adoção e manutenção de espaços públicos em programas permanentes formalizados em leis com esse objetivo. Em Florianópolis a lei municipal para adoção de praças e outros espaços é de 1987, vai fazer 34 anos, e diversas empresas participam.
O empresário Walter Silva Koerich, o Waltinho, que lidera esses projetos na WKoerich, reconhece que o poder público tem muitas demandas, por isso é importante colaborar. Reforçando a pareceria com o poder público, o prefeito Gean Loureiro foi um dos poucos convidado para o restrito evento de inauguração da reforma da Praça Nossa Senhora de Fátima, quarta-feira. Também participaram o casal fundador da empresa Walter e Linda Koerich, com o filho Waltinho e a arquiteta Juliana Castro, responsável pelo projeto.
Entre os espaços já adotados pela WKoerich estão as praças Celso Ramos e Getúlio Vargas, mirante da Ponte Hercílio Luz e jardins da Escola Padre Achieta. A empresa varejista Koerich, da família de Antônio Koerich, também adota espaços públicos. Um deles é famosa Praça XV, no Centro da Capital.
Projeto parado à espera do Iphan
– Não revelamos valores investidos, mas a gente já ganhou muito com isso. A nossa maior moeda de troca é passar e ver as praças cheias. A gente ama Floripa e sabe que precisa continuar fazendo alguma coisa por ela para continuar vivendo bem. A beleza natural da cidade ajuda muito e, se cada um ajudar um pouquinho, tudo avança – explica Waltinho Koerich.
O empresário espera que seja destravado em breve o nó que impede de executar o projeto da Praça Forte São Luís, no terreno que era do Exército, em frente ao Beiramar Shopping, em Florianópolis. O projeto foi lançado em novembro de 2019, mas parou para investigação sobre eventual patrimônio subterrâneo do forte. Essa análise ficou a cargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-SC) e ainda não teve um parecer final.
Entre os projetos em andamento em Florianópolis está a revitalização da Praça Santos Dumont, também conhecida como Praça da Trindade, que integra o conjunto arquitetônico histórico da Igrejinha da UFSC e da Igreja Matriz da Paróquia Santíssima Trindade. Quem adotou a praça foi a Dimas Construções e o projeto, assinado pelo escritório Desterro Arquitetos, será finalizado em novembro.
Segundo o diretor da empresa, Daniel Dimas, a revitalização de espaços públicos é uma prática da construtora em todos os empreendimentos que lança. Normalmente, praças e espaços públicos próximos são os contemplados.
(confira a reportagem completa clicando aqui)