Religião e tecnologia no Palácio

Religião e tecnologia no Palácio

A religiosidade e a compulsão por preencher espaço são os temas das duas exposições que serão inauguradas hoje no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis.

Elaine Veiga explora a imagem de um anjo em seus Caminhos do Silêncio por meio da fotografia, pintura, gravura e escultura em cerâmica. Uma instalação composta por mil terços, um genuflexório (estrado para ajoelhar e rezar), fotografias de anjos e uma videoarte estão entre as obras apresentadas na mostra.

Em Multiverso, o artista mineiro Gustavo Maia busca apreender a velocidade da era digital a partir da pintura, meio que se consolidou através da capacidade de eternizar o transitório. Para ele, tecnologia, os computadores e os softwares de desenho ajudaram a criar uma nova e irreversível imagoteca universal, numa proliferação incontrolável de imagens que se espalha de forma viral pelos meios de comunicação.

Maia aponta que sua intenção é criar espaços onde múltiplos planos se juntem e colidam, buscando acumular distintos gêneros em ambiente de convivência.

(DC, 03/09/2009)