13 maio Ponte Hercílio Luz: ícone do povo catarinense e a ligação com a história de SC
Como função precípua e objetiva, toda ponte tem o papel de interligar dois pontos geográficos e tornar possível a travessia de um a outro sobre as águas. Entre as pontes construídas pela humanidade ao longo do processo civilizatório, existe uma feita não apenas com aço e concreto, mas com a magia da Ilha de Santa Catarina, na pequena boca d’água de Y-Jurerê-Mirim, como era chamado o local pelos índios Carijós. Única e especial entre as demais, ícone do povo catarinense, genuinamente manezinha e histórica, a Ponte Hercílio Luz completa 95 anos nesta quinta-feira (13).
A maior ponte pênsil do Brasil chega à idade avançada de uma “Velha Senhora” exibindo muita vivacidade, movimento, fluxo de veículos, pedestres e ciclistas – cumprindo muito bem seu papel de grandiosa anciã e indo muito além, com o olhar futurista e subjetivo para o amanhã.
“A ponte representa tudo, é vida, é alegria, é nosso cartão-postal. É um privilégio atravessar a ponte, depois de tantos anos fechada, é muito gratificante”, expressa Márcio Dinarte Vigano, 49 anos, manezinho morador do Ribeirão da Ilha.
(Confira a matéria completa em ND, 13/05/2021)