Floripa Sustentável alerta para situação dramática do setor cultural e debate propostas para encaminhar ao poder público

Floripa Sustentável alerta para situação dramática do setor cultural e debate propostas para encaminhar ao poder público

O Movimento Floripa Sustentável realizou uma importante reunião virtual, nesta quinta-feira (22), com representantes do setor cultural. Artistas e produtores vivem uma situação dramática, em decorrência da pandemia.

“Recebemos relatos de pessoas que, sem poder trabalhar, têm dificuldades até para o básico, que é comer. Dependem de ajuda de arrecadações de amigos. Enquanto isso, há recursos públicos inclusive sendo devolvidos. Precisamos de uma melhor comunicação por parte dos governos para orientar os artistas e produtores na elaboração dos projetos. E mais, é essencial uma maior transparência sobre a utilização dos recursos, que existem e precisam chegar a quem luta todo o dia pra sobreviver”, alertou Zena Becker, coordenadora do Floripa Sustentável.

Várias sugestões foram apresentadas durante o encontro, sobre questões como editais, recursos da Lei Aldir Blanc, recuperação de equipamentos culturais, legislação, tombamentos, entre outras. O próximo passo será a sistematização das propostas e o seu encaminhamento ao governo do Estado e à prefeitura de Florianópolis.

O Floripa Sustentável também planeja um novo encontro, desta vez incluindo representantes dos governos, para tratar de ações concretas em defesa da cultura.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do Floripa Sustentável, 23/04/2021)