19 abr Blitz contra esgoto irregular fiscaliza imóveis no Centro, no Sul e no Norte da Ilha
Em blitz contra esgoto irregular, força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e Casan realizou, nesta semana, três operações de fiscalização, no Centro, no Sul e no Norte da Ilha, com imóveis no Rio Tavares e no Rio Vermelho multados por crime ambiental.
Em ação na quinta-feira (15/04), a Blitz Sanear fiscalizou uma obra em construção, condomínios e casas no Rio Vermelho e em Ingleses, no Norte da Ilha. Os proprietários de um condomínio com fossa extravasando no imóvel do vizinho e de uma casa com a fossa conectada à rede de drenagem pluvial, ambos localizados na Servidão Veredas, foram multados, respectivamente, pela Vigilância Sanitária e pela Floram.
No Sul da Ilha, o grupo retornou a imóveis previamente fiscalizados para verificar se haviam regularizado suas ligações de esgoto. Três condomínios na Rua Abrahão Vieira Carneiro, no Rio Tavares, foram multados por crime ambiental – dois deles, que já haviam sido multados anteriormente, terão os dados repassados ao Ministério Público (MP-SC).
A operação no Sul, realizada na manhã de terça-feira (13/04), também resultou em notificação da Vigilância Sanitária contra o proprietário de uma casa na Tapera, na Servidão Estrela Dourada, com esgotos de tanque e máquina de lavar a céu aberto. O responsável tem 15 dias para se regularizar.
Retornos do Floripa Se Liga Na Rede – Na quarta-feira (14/04), a Blitz Sanear deu prosseguimento às fiscalizações de imóveis já inspecionados pelo programa Floripa Se Liga Na Rede e que, irregulares, não corrigiram as ligações sanitárias no prazo.
Os condomínios fiscalizados – na Av. Jorn. Rubens de Arruda Ramos (Beira-Mar Norte) e nas ruas Almirante Lamego e Pres. Coutinho – regularizaram os problemas ou encontravam-se em obras de adequação, comprometendo-se a agendar nova vistoria com o programa para comprovar a regularidade e finalizar o processo.
Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.
Com mais de 120 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Centro, Coqueiros, Campeche, Rio Vermelho e Canajurê.
(PMF, 16/04/2021)