12 abr Gestão do Sapiens vai priorizar desenvolvimento com inclusão, diz Leipnitz
Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 09/04/2021)
O empresário Daniel Leipnitz, ex-presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e acionista da Visto Sistemas, acaba de assumir a presidência do Sapiens Parque, maior parque tecnológico do Estado em área – com 4,5 milhões de metros quadrados, incluindo reserva ambiental -, situado no Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. Em reunião virtual com a Associação FloripAmanhã e o Movimento Floripa Sustentável, informou que o conceito central da nova gestão será inclusão para gerar desenvolvimento, emprego e renda.
Conforme Leipnitz, serão priorizados quatro pilares. Na área imobiliária, o objetivo é uma forte integração com os bairros do entorno. Em educação, o plano é atrair universidades, integrando com startups e empresas. Quando a empresas, o ecossistema deverá reunir um mix adequado e equilibrado; e, na parte ambiental, o plano é fazer do Sapiens Parque uma referência.
O empreendimento é propriedade do governo do Estado, por meio da Codesc e SCPar, tendo uma participação acionária menor da Fundação Certi, instituição fundadora do parque. Ele abriga mais de 30 empresas, cerca de 4 mil pessoas trabalhando e tem capacidade estimada para sediar empresas que totalizem público de 33 mil pessoas. O Sapiens está nos planos de privatização do governo do Estado, sob a responsabilidade da SCPar. Estudos com esse objetivo estão sendo feitos por uma instituição financeira.
A reunião de Leipnitz com a Associação FloripAmanhã, presidida pela empresária Anita Pires, e o Movimento Floripa Sustentável, que tem à frente a empresária Zena Becker, foi realizada quinta-feira à noite e contou com 70 participantes.