Segunda começa nova rodada da coleta seletiva de verdes em Florianópolis

Segunda começa nova rodada da coleta seletiva de verdes em Florianópolis

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que está começando a segunda rodada da coleta seletiva de verdes da Comcap por todos os bairros de Florianópolis. Este ano, serão feitas sete coletas por domicílio desses resíduos de quintal e jardim. É um serviço inovador que atende às políticas de agricultura urbana da capital catarinense.

Na semana que vem, de segunda a sábado, serão contemplados os seguintes bairros: *Daniela, Jurerê Tradicional e Jurerê Internacional, Vargem Pequena, Vargem Grande, Ratones, Canajurê, Canto do Lamim, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Lagoinha, Ponta das Canas, Praia Brava, Córrego Grande e Parque São Jorge*.

Em 2020, foram coletadas mais de 3 mil toneladas de resíduos verdes entre os serviços de porta em porta, remoção e entrega voluntária nos Ecopontos. A projeção é aumentar 30% este ano.

A logística da coleta de verdes, informa o secretário de Meio Ambiente, *Fábio Braga*, prevê 36 roteiros para atender 70 localidades. Foi estruturada de forma que o morador possa se programar para entregar os resíduos na porta de casa a cada seis semanas. Sempre no mesmo dia da semana, pela manhã. Por exemplo, Daniela, teve a primeira coleta em 18 de janeiro, agora em 8 de março, 26 de abril, 7 de junho, 19 de julho, 30 de agosto e 18 de outubro, sempre segundas-feiras, pela manhã.

COMO PARTICIPAR

No dia marcado, o morador deve colocar para coleta às 7h, restos de grama, capim e folhas em sacos de ráfia, bombonas, sacos compostáveis ou contentores.

Galhos, cascas de árvores, folhas de palmeiras e bananeiras devem ser arrumadas em feixes de, no máximo, 30 centímetros por um metro.

Os resíduos verdes de quintal e jardim são transformados em cepilho e composto orgânico usados em ações e práticas de agricultura urbana, no ajardinamento e paisagismo de ruas, parques e praças, em hortas urbanas comunitárias e institucionais (redes municipais de saúde e educação).

MELHOR EQUIPAMENTO
Dos R$ 10 milhões investidos em seletiva e reciclagem, R$ 588 mil foram para implantar a coleta de verdes. A Comcap adquiriu caminhão com capacidade para 19 metros cúbicos e câmbio automático. É o equipamento mais moderno desenvolvido para coleta de resíduos sólidos no Brasil. O câmbio automático e a cabine para três garis oferecem maior conforto e segurança às equipes de trabalho.

COLETA DE VERDES ❗♻️
SEMANA QUE VEM TEM COLETA SELETIVA DE VERDES DA COMCAP. SEPARE GRAMA, CAPIM E FOLHAS E ACONDICIONE EM SACOS DE RÁFIA OU BOMBONAS. FAÇA FEIXES DE GALHOS, TRONCOS, FOLHAS DE PALMEIRA E BANANEIRA E DISPONHA PARA A COLETA VERDE DA COMCAP A PARTIR DAS 7H.

São resíduos verdes de quintal e jardim, não misture restos de comida, nem fezes de animais.

🍃🍂🌿

8 de março, segunda-feira

Daniela

9 de março, terça-feira

Jurerê Tradicional e Jurerê Internacional

10 de março, quarta-feira

Vargem Pequena, Vargem Grande, Ratones, Canajurê e Canto do Lamim

11 de março, quinta-feira

Canasvieiras

12 de março, sexta-feira

Cachoeira do Bom Jesus, Lagoinha, Ponta das Canas e Praia Brava

13 de março, sábado

Córrego grande, Parque São Jorge.

Observação: equipamento de grande porte não entra em servidões muito estreitas, onde não há condições de acesso ou manobra.

Os resíduos verdes são transformados em cepilho e composto orgânico para práticas de agricultura urbana, ajardinamento e paisagismo de espaços públicos e hortas.

CLIQUE AQUI para consultar o calendário anual da coleta seletiva de verdes.

(PMF, 05/03/2021)