01 mar Programa Pode Crer busca transformação social da cidade através da educação de jovens
Estão abertas as inscrições para o projeto “CAIXA Tem – Programa Pode Crer – Acreditando nos Sonhos e nos Talentos do Futuro, uma iniciativa do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) com o patrocínio da Caixa. O movimento Floripa Sustentável — que atualmente é coordenado pela FloripAmanhã — é parceiro do IVG neste projeto.
O projeto é uma primeira iniciativa do Programa Pode Crer, que tem o propósito de transformação social da cidade na perspectiva da inovação social, a partir da educação complementar de crianças, adolescentes e jovens dos morros e periferias da Grande Florianópolis em tecnologia, além de integrar estas áreas ao ecossistema de inovação da cidade. O Programa também conta com o apoio da FIESC, ACATE, SEBRAE/SC, WOA Empreendimentos Imobiliários, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Associação Catarinense de Medicina (ACM).
O Programa PODE CRER parte do princípio de que os jovens da periferia não são uma ameaça e sim uma oportunidade para a cidade. É um grande capital social. Uma força de criatividade e de trabalho subaproveitada e mal qualificada, e algumas vezes perdida precocemente para a violência.
Com o Programa Pode Crer, o IVG busca construir e solidificar uma ponte entre a necessidade das empresas de tecnologia e economia criativa em contar com pessoas preparadas, e a importância de melhorar o nível de educação e da capacidade de geração de renda das comunidades da periferia da Grande Florianópolis.
O Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA) e a Associação João Paulo II (APJII) são correalizadores do projeto em 2021.
Depoimento da presidente do Floripa Sustentável, Zena Becker, sobre o Programa Pode Crer
Trilhas formativas do Pode Crer
Em 2021, serão desenvolvidas atividades educativas e culturais a partir de três trilhas formativas para diferentes faixas etárias. O projeto pretende atender 320 crianças, adolescentes e jovens, estes últimos, também, com o encaminhamento para o mercado de trabalho. O curso é totalmente gratuito.
Trilha 1: formação das crianças e adolescentes entre 11 e 13 anos nas áreas de tecnologia, educação financeira, inglês, artes e meio ambiente.
Serão atendidas 70 crianças na Associação João Paulo II, na Comunidade da Praia, bairro Ponte do Imaruim, Palhoça/SC.
As inscrições devem ser feitas presencialmente e permanecem abertas nos dias de semana, de 9h até 12h e das 13h às 15h.
Trilhas 2 e 3: formação de adolescentes e jovens a partir dos 14 anos de idade, nas áreas da tecnologia, empreendedorismo, inglês, cultura, cidadania, desenvolvendo competências técnicas e socioemocionais.
Serão atendidos 250 adolescentes e jovens no Centro Cultural Escrava Anastácia – CCEA, no bairro Balneário do Estreito, Florianópolis/SC.
As inscrições devem ser feitas presencialmente e permanecem abertas nos dias de semana, de 9h às 12h e das 13h às 17h.
Aula Inaugural
A aula inaugural foi realizada nesta sexta-feira, 26/02, a partir das 9 horas (fotos abaixo). O CCEA entrou em contato com os educandos, para formar grupos pequenos com horários específicos para estarem presentes na instituição. O intuito é respeitar as medidas de distanciamento social e prevenção à Covid-19.
A aula inaugural foi presencial para viabilizar ter um primeiro contato “ao vivo” com os jovens, porém depois as aulas serão em formato híbrido, seguindo as exigências sanitárias por conta da pandemia. “Participamos desta aula inaugural do projeto piloto do Programa Pode Crer e foi muito emocionante receber os jovens e ouvi-los falar de seus sonhos”, conta a presidente do movimento Floripa Sustentável, Zena Becker.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do Floripa Sustentável, 26/02/2021)