22 fev Balsa na Beira-Mar Norte gera curiosidade; entenda a relação com a Marina de Florianópolis
Da Coluna de Renato Igor (NSC, 22/02/2021)
O projeto do Parque Urbano e Marina Beira-mar, na baía norte, em Florianópolis, entrou em uma nova e importante etapa. Uma equipe em uma balsa na região do trapiche na Beira-Mar Norte está fazendo o trabalho de sondagem geotécnica.
“Esse é o momento mais importante porque vai definir a quantidade de aterro necessária e faz parte das exigências para o pedido de licenciamento ambiental”, explicou Secretário Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires.
Os técnicos contratados pela empresa de Londrina Jota Ele Construções Civis (Pr), vencedora da concessão, têm a missão de saber a quantidade de lodo, sedimentos, areia e rochas no fundo do mar. Serão 22 perfurações no total. O resultado desse trabalho define o tamanho (volumetria) do aterro.
Após esse estudo, será apresentado o anteprojeto arquitetônico, provavelmente em julho. O pedido de licenciamento está previsto para agosto. A vencedora do edital terá cinco anos para concluir a obra. Estima-se, entretanto, que ela possa ser realizada em até três anos.
Existem exemplos mundo afora, de marinas sustentáveis e ecológicas. Que a nossa, o quanto antes, deixe de ser maquete e passe a ser uma realidade que oferte lazer, área pública e geração de empregos para Florianópolis. Uma marina desse porte dá uma nova sinalização de futuro para a cidade, podendo atrair novos e necessários investimentos. O Sapiens Parque é outro vetor capaz de alavancar o desenvolvimento da capital. Curiosamente, os dois maiores projetos da cidade estão sustentados em suas vocações atuais: turismo, lazer, inovação e tecnologia.