Polícia faz reintegração de posse em estação de transbordo ocupada por grevistas da Comcap

Polícia faz reintegração de posse em estação de transbordo ocupada por grevistas da Comcap

A PM (Polícia Militar) está fazendo uma reintegração de posse na estação de transbordo de lixo de Florianópolis. Há 10 dias, o local estava sendo ocupado por grevistas da Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital) que impediam a chegada de caminhões e a saída dos veículos que estavam no local. A estação é usada para tirar o lixo dos caminhões coletores e colocar em carretas que fazem o transporte para o aterro sanitário. A segurança no local também é reforçada pela GMF (Guarda Municipal de Florianópolis)

A PM está armada no local e o Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis), que comanda a greve na Comcap, negociou a saída dos trabalhadores sem violência. Por volta de 17h30, o Conexão foi informado que os trabalhadores estavam deixando o local. Assim, o controle da área volta para a prefeitura, dona da Comcap.

O piquete na estação de transbordo de lixo tem como alvo evitar o trabalho de recolhimento emergencial para que o lixo seja passado para uma carreta e enviado ao aterro. O foco era evitar o projeto que promovia mudanças na Comcap e dividia a autarquia. Além disso, a lei modificou ‘benefícios’ que eram dos trabalhadores e equiparou eles com os demais servidores da prefeitura. O projeto já foi aprovado e sancionado. Ele abre uma porta para o município privatizar o serviço da coleta de lixo.

Pelos atos já realizados pelo sindicato, o Sintrasem já foi multado pela Justiça, já que a greve foi considerada ilegal. Além disso, a justiça quebrou o sigilo bancário do sindicato sob suspeita de ocultação de patrimônio.

(Jornal Conexão, 28/01/2021)