Foi uma vitória de Florianópolis, diz governo sobre aprovação de projeto da Comcap

Foi uma vitória de Florianópolis, diz governo sobre aprovação de projeto da Comcap

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 27/01/2021)

Com apenas um voto a mais do que o mínimo necessário, a base do governo Gean Loureiro (DEM) aprovou, por 13 a 8, a proposta mais polêmica do pacote emergencial enviado à Câmara de Vereadores no último dia 15.

Do total de 70 emendas, 33 foram incluídas com aval do Executivo. O texto final, no entanto, preservou a revogação de todos os privilégios dos empregados da autarquia – com equiparação dos benefícios aos demais servidores municipais – e as mudanças administrativas.

A partir de agora, a área de limpeza pública passa para a Secretaria de Infraestrutura e o trabalho de coleta de lixo migra para a pasta do meio ambiente, também criada pela reforma administrativa.

“Não foi uma vitória do governo, e sim da cidade”, afirmou o secretário da Casa Civil, Everson Mendes. A Associação Empresarial de Florianópolis) também comemorou a decisão do Legislativo. Segundo o presidente Rodrigo Rossoni, “diante do inchaço da onerosa e deficitária estrutura”, as mudanças resultam em economia de recursos que poderão ser aplicados “em melhorias à saúde, educação e segurança da população”.

Para a Acif, é momento oportuno para avançar no debate sobre a viabilidade do atual modelo de coleta e destinação dos resíduos, “considerando a adoção permanente do serviço privado emergencial contratado diante da greve em curso”.

A sessão extraordinária, encerrada no início da noite desta terça-feira (26), será retomada nesta quarta-feira (27) às 9h. O primeiro projeto da pauta é o que trata sobre o Plano Diretor, que precisa de 16 votos e duas votações. “Temos confiança que será aprovado, porque destrava a cidade”, disse o titular da Casa Civil.