15 jan Como será a distribuição das vacinas em Santa Catarina
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 15/01/2021)
Santa Catarina se prepara para receber as vacinas contra o coronavírus na semana que vem. Além dos municípios, que montam seus planos de vacinação locais, o governo do Estado já tem sua projeção de como fará a logística para distribuição dos imunizantes. Tudo depende, porém, da aprovação das vacinas pela Anvisa no domingo (17) e da chegada de parte das doses da Índia, algo que nesta quinta-feira teve um sinal de que pode não avançar com um recuo do governo indiano.
A expectativa em SC é que os imunizantes cheguem no início da semana. Caso ocorra na segunda-feira, já na terça-feira a distribuição inicia conforme a quantidade a ser enviada pelo Ministério da Saúde. A divisão das doses será pela proporção dos grupos de risco nas cidades catarinenses.
Segundo o governo do Estado, a logística dependerá de como o Ministério enviará os medicamentos. Caso eles cheguem de caminhão, vão direto para o almoxarifado da secretaria de Estado de Saúde (SES), em São José, na Grande Florianópolis. Mas, se vierem de avião, a própria SES vai até o aeroporto buscar os materiais para levar até o almoxarifado. Lá é feita a conferência e a parte burocrática do armazenamento.
Depois a SES vai distribuir para as 17 regionais da Saúde no Estado. O envio deve ser por caminhão, nos casos mais próximos, ou avião, para as regiões distantes como o Oeste e Extremo-Oeste. Nas regionais, as próprias prefeituras fazem a retirada ou a SES faz o transporte até os municípios, dependendo do caso.
Caberá aos prefeitos a decisão sobre quem será vacinado primeiro dentro dos grupos prioritários. O Ministério da Saúde estabeleceu que a vacinação deve começar de forma unificada no país, na quarta-feira, às 10h. Mas isso dependerá da Anvisa e da chegada das doses ao Brasil.