06 jan Estrangeiros só poderão fazer exame gratuito de coronavírus em Florianópolis se tiverem sintomas
O Brasil e a Argentina, assim como muitos outros países, passaram a exigir teste PCR negativo da Covid-19 para a entrada no país. Florianópolis, um dos destinos dos argentinos na temporada de verão, apenas realiza os exames de forma gratuita nos centros de saúde quando o indivíduo tiver sintomas ou contato próximo com um caso positivo.
As regras são as mesmas para turistas ou residentes. Todos precisam passar por avaliação da equipe de saúde, independe das restrições e exigências dos outros países. Se apresentar sintoma, o turista dele ligar para o Alô Saúde Floripa pelo número 0800-333-3233.
A Prefeitura de Florianópolis mostrou preocupação com a medida, visto que muitos argentinos passam a temporada na Capital catarinense e precisariam realizar o exame antes de voltar ao seu país de origem.
O cônsul da Argentina em Santa Catarina, Gustavo Coppo, afirmou que essa é uma questão simples e que não cabe às autoridades brasileiras resolver.
— Aqueles que querem ir para a Argentina tem uma responsabilidade individual de realizar o teste PCR e, caso não estejam com sintomas, precisam pagar pelo exame — explicou.
A Prefeitura orienta que os turistas que precisam realizar o PCR e estão com alguma dúvida devem entrar em contato com o consulado de seu país. Por sua vez, Coppo afirma que ele não está sendo procurado, mas, caso haja contato, em parceria com o Governo do Estado, o consulado possui uma lista com todos os laboratórios particulares presentes em Santa Catarina.
Fronteira argentina
Segundo o cônsul argentino, o turismo está fechado na Argentina. A única forma de fazer o trajeto entre o país vizinho e Florianópolis é utilizando a via aérea.
Na temporada de 2020/2021, a dimunuição de voos foi gigante. No domingo, 3 de janeiro de 2021, o primeiro avião com origem na Argentina pousou em Florianópolis, desde o começo da pandemia. No total, há cerca de 9 voos programados para o mês de janeiro, todas as quartas e domingos, segundo a Floripa Airport.
Argentinos em Florianópolis
Com a pandemia, houve uma abrupta diminuição de argentinos em Florianópolis. Porém, essa queda vem acontecendo há alguns anos. Em 2018, com a baixa nos pesos argentinos, a temporada teve menos hermanos do que nos outros anos. Em 2019 houve um pequeno aumento, com 454 voos no mês de janeiro, contra 428 no mesmo período de 2018.
(NSC, 05/01/2021)