28 ago Sapiens Parque expõe projetos para comunidade
Laboratórios de pesquisa e desenvolvimento em energia, estúdio de animação, jardim botânico, centro de referência em fármacos, trilha ecológica, kartódromo, arena multiuso… o universo de inovação e tecnologia que forma o ambiente do Sapiens Parque, parceiro da FloripAmanhã, foi aberto para o conhecimento da população de Florianópolis no dia 20 de agosto.
Empreendimento desenvolvido sob o conceito de um parque de inovação para promover o desenvolvimento dos setores econômicos que já são vocações de Florianópolis como o turístico, serviços especializados, tecnologia e meio ambiente, o Sapiens foi idealizado para consolidar a cidade como uma capital do conhecimento e da qualidade de vida. Em uma área de 445 hectares, localizada no norte da Ilha, seu objetivo é se tornar um ‘cluster de clusters’, sustentado no binômio inovação e sustentabilidade.
Uma das primeiras empresas a conviver sob o ‘conceito Sapiens’ é o estúdio AnimaKing, responsável pelo longa-metragem stop-motion Minhocas, feito em material semelhante a massa de modelar e que deve ser lançado em 2010 com distribuição mundial da Fox Films e parceria da Globo Filmes.
Outro projeto que já está em fase de implantação no Sapiens é o Instituto de Energia, Petróleo e Gás (InPetro), parceria entre UFSC e Petrobras, que será o prédio-âncora do Sapiens Parque, com investimento de R$ 30 milhões e área de 10 mil m² para pesquisa e desenvolvimento. O InPetro deve ser inaugurado em meados de 2010 e empregar, no final do segundo ano de operação 150 pessoas – a longo prazo, a estimativa é de geração de 500 empregos diretos.