21 dez Projeto prevê naufrágio controlado em pontos do litoral de Santa Catarina
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 20/12/2020)
Como estratégia para o fortalecimento do turismo de mergulho e de pesca esportiva, Santa Catarina pediu apoio do governo federal para viabilizar um projeto de naufrágio controlado no litoral catarinense.
A intenção é afundar embarcações, que não têm mais condições de navegação, em cinco pontos no trecho entre Balneário Camboriú e Florianópolis. No fundo do mar, as estruturas naufragadas acabam virando atrativos para mergulhadores, além de contribuírem para a biodiversidade, com formação de recifes artificiais.
O presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari, entregou ao Ministério do Turismo um projeto com orçamento de R$ 2,4 milhões. O valor prevê estudos técnicos sobre os locais, compra de embarcações e também logística para o afundamento.
Outros Estados têm adotado projetos desse tipo. Em novembro, em Salvador (BA), houve o afundamento do rebocador Vega e do ferry boat Agenor Gordilho, que fez o trajeto entre a capital baiana e Itaparica durante 45 anos, até o final de 2017. As embarcações foram colocadas a 28m de profundidade.