11 dez FloripAmanhã assume coordenação do COMDES
Mobilidade urbana será a primeira prioridade do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis em 2021, disse o engenheiro Marius Bagnati, que defende um grande pacto regional para enfrentamento dos problemas.
Em reunião nesta sexta (11/12), a FloripAmanhã foi eleita por aclamação como entidade coordenadora do COMDES – Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis. Ao tomar posse como representante da Associação, o engenheiro Marius Bagnati defendeu a construção de um grande pacto regional para que os problemas sejam enfrentados de maneira coletiva. A proposta é que a mobilidade urbana seja a primeira prioridade, para dar um salto na qualidade de vida da população dos nove municípios da região.
“Os estudos do transporte urbano metropolitano estão praticamente concluídos, mas o processo, paralisado e precisa ser retomado com urgência”, disse Bagnati, que é associado e membro do Conselho Consultivo da FloripAmanhã. “Precisamos discutir com o governo do Estado a reestruturação da Suderf (Superintendência da Região Metropolitana), para que ela possa cumprir o seu papel”. Ele acrescentou que cabe ao Estado dar o primeiro passo na discussão do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) com os municípios, viabilizando assim uma gestão interfederativa. O PDUI é um instrumento legal de planejamento, previsto no Estatuto da Metrópole.
Governança Pública
O engenheiro propôs um esforço conjunto para a introdução do conceito de governança pública, que implica trabalhar com mais compartilhamento, maior colaboração e em regime de coprodução. Ele lembrou que a crise desencadeada pela covid-19 tornou evidentes as fragilidades e deficiências da região metropolitana, agravando a situação de desequilíbrio social. “Temos a responsabilidade de ousar e de elevar o COMDES a um outro patamar de atuação em 2021, já que os desafios são ainda maiores”, afirmou.
Uma contribuição de qualidade sobre o tema ocorreu no dia 27 de novembro, quando o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, apresentou as bases do PDUI aplicado na região metropolitana de Vitória. “Na capital capixaba e entorno, eles decidiram focar em quatro eixos: desenvolvimento econômico, meio ambiente, ocupação territorial e mobilidade urbana, que me parecem adequados também para nossa região”, disse Bagnati. “Vamos associar o PDUI aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030 e fazer desse conjunto um norte para o nosso trabalho em 2021”.
O representante da FloripAmanhã enfatizou a relevância de buscar articulação com a Assembleia Legislativa para criar um Fundo Metropolitano que dê suporte às ações a serem definidas. Ele também disse que o COMDES vai buscar nas universidades o conhecimento para desenvolver os projetos necessários. “Pretendemos discutir essas e outras ideias já no mês de janeiro, com todas as entidades que compõem a nossa instituição”, concluiu.
Também publicada em CDL