10 dez Plano de vacinação em Florianópolis começa a ser montado
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 10/12/2020)
O comitê municipal de enfrentamento à pandemia avançou nesta quarta-feira (9) na análise da logística necessária para a imunização da população de Florianópolis contra a Covid-19.
Segundo o prefeito Gean Loureiro (DEM), o município já tem estoque de 115 mil agulhas e 325 mil seringas para aplicação das doses assim que o país tiver uma vacina aprovada e disponível para utilização. De acordo com Gean, a quantidade “é suficiente para a primeira fase dos grupos prioritários: profissionais de saúde e idosos”.
Pelo Twitter, o prefeito comentou que será ampliada a capacidade de armazenamento de doses – com atendimento das especificações técnicas de refrigeração necessárias – e que estão sendo mapeados centros de vacinação e equipes para realização do trabalho.
Gean também adiantou informações sobre o plano de vacinação, que vai priorizar, inicialmente, idosos acima de 75 anos, profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos que vivem em asilos. “O segundo grupo é de idosos de 60 a 74 anos”, complementou via rede social.
Nesta terça-feira (8) os vereadores aprovaram a peça orçamentária de 2021 com uma emenda do Executivo que prevê R$ 20 milhões de recursos municipais para a compra de uma vacina, mas Gean afirma que “a preferência será sempre por um plano nacional único”.