07 dez Portaria regulamenta visitação à Ilha do Campeche durante a pandemia
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 05/12/2020)
Portaria conjunta publicada nesta sexta-feira (4) pelas secretarias de Saúde e de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis autoriza a visitação à Ilha do Campeche no verão 2020/2021 e estabelece protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
As normas foram definidas com a participação do Ministério Público Federal, Iphan (Instituto do Patrimônio e Histórico Nacional) e o Instituto Ilha do Campeche.
O uso da máscara será obrigatório durante todo o tempo de permanência na ilha, exceto na hora do banho de mar e da alimentação, e a regra de ocupação será relacionada à matriz de risco que vem sendo divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde.
Em caso de nível gravíssimo, por exemplo, a visitação fica suspensa. A abertura da ilha para passeios só vai ocorrer quando a região estiver no nível grave (laranja), com no máximo 400 pessoas, 50% da capacidade de ocupação estabelecida no termo de ajuste de conduta. Nos níveis alto (laranja) e moderado (azul), o limite será de 70%.
A regulamentação estabelece procedimentos de higienização e orientações para garantir o distanciamento das pessoas. Não será permitido o embarque de passageiros que apresentarem temperatura corporal superior a 37,8 graus. O visitante também deverá fazer check-in via QR Code.
Além disso, o protocolo registra que “os visitantes do grupo de risco e/ou com qualquer sintoma de gripe ou resfriado não devem realizar os passeios durante o período da pandemia”.