Projeto prevê que fechamentos por coronavírus em SC sejam aprovados pelos deputados

Projeto prevê que fechamentos por coronavírus em SC sejam aprovados pelos deputados

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 26/11/2020)

Está pronto para ir à votação na Assembleia Legislativa (Alesc) um projeto que condiciona novos fechamentos por conta do coronavírus em Santa Catarina à aprovação dos deputados estaduais. O texto é do deputado Coronel Mocellin (PSL) e já passou por todas as comissões da Casa. O parlamentar defende que o texto vai evitar o “lockdown sem critério”.

Pela proposta, novos fechamentos de atividades essenciais por parte do Estado precisarão de relatórios fundamentados e autorização da Alesc. Mocellin diz que “o objetivo é evitar situações que acabaram quebrando muitos empreendedores, principalmente os pequenos. Uma quebradeira geral que gerou muito desemprego”.

Desde o começo da pandemia, os parlamentares aprovaram diferentes textos que consideram algumas atividades como essenciais nas situação da calamidade pública, o que as coloca dentro da lista dos setores mais imunes a eventuais restrições de fechamento.

Volta às aulas
Outra proposta diz respeito às restrições e tramita na Alesc. A colega Dagmara Spautz trouxe a informação de que um projeto de lei coletivo, com assinatura de 23 deputados estaduais, pretende tornar as aulas presenciais obrigatórias em Santa Catarina, a despeito da classificação de risco para Covid-19. A proposta torna a educação atividade essencial, sem possibilidade de interrupção em caso de calamidade pública.