Covid-19: defensoria pede medidas mais enérgicas em Florianópolis

Covid-19: defensoria pede medidas mais enérgicas em Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 18/11/2020)

A defensoria pública estadual emitiu uma recomendação à Prefeitura de Florianópolis para adoção de medidas restritivas mais severas com o objetivo de estancar o aumento de casos de Covid-19, evitando a superlotação das unidades hospitalares.

O ofício enviado ao prefeito Gean Loureiro (DEM) e ao secretário da Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva, o Professor Paraná, também pede a fiscalização do uso de máscaras em todo o município, com aplicação de penalidade em caso de descumprimento, e ações para impedir aglomeração de pessoas em locais públicos e privados, com reforço nos finais de semana, feriados, festas de fim de ano e temporada de verão.

A iniciativa é da defensora pública Ana Paula Fischer, coordenadora do Grupo de Apoio às Pessoas em Vulnerabilidade, que recomenda ainda a testagem em massa, para identificar focos da doença, dimensionar seu avanço e definição de políticas públicas adequadas.

Ela deu 10 dias de prazo para implementação das medidas e informou que poderão ser adotadas medidas judiciais caso as providências não sejam efetivadas pelo município. Uma das possibilidades é levar Florianópolis à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.