17 nov Quatro receitas que permitem experimentar um pouco mais de nossa Floripa! Mostra Gastronômica: Comida de Fato!
Quantos de nós, ao visitarmos um novo lugar, nos permitimos experimentar uma comida local? Das muitas coisas pra fazer que permitem conhecer este novo lugar, ter uma experiência gastronômica, permite nos aproximar de um patrimônio cultural vivo e servido cotidianamente pela comunidade. A comida é de fato um elemento cultural, basta que pensemos e um determinado país para associarmos aos seus pratos.
Nossa cidade, Florianópolis, tem essa associação. Certamente quando pensamos nela nos vem frutos do mar e peixes. Mas, um olhar mais apurado de quem quer conhecer mais nossa cidade, permite encontrar outros pratos, que inclusive nomina locais – caso do Morro do Mocotó. E outros pratos que nomina pessoas – caso dos tripeiros! Moradores da região continental, que durante anos teve uma economia sustentada pelo comércio de carnes de gado, vindos da Serra Catarinense. Grande parte desses moradores, para seu sustento ganhavam os restos dos cortes – as tripas, o bucho, o fato. Atualmente, moradores que vivem no Bairro Estreito e região se definem como tripeiros e tem nesse prato, sua Comida de Fato!
Nossa Mostra contou com quatro cozinhas – uma do bairro, das panelas de uma cozinheira da Coloninha – reduto tripeiro do bairro. Duas da considerada, alta gastronomia – com dois renomados chefes de nossa cidade. E por fim, uma cozinha acadêmica, sustentada na pesquisa de pratos que podem ser considerados patrimônio cultural gastronômico de nossa gente.
A Mostra Gastronômica: Comida de Fato! Resultou em um menu com essas quatro receitas.
Para ter acesso ao menu completo, clique aqui.
Experimente um pouco mais de Floripa! Bom apetite!
Nossa Mostra conta com o apoio do Supermercado Imperatriz, tem a parceria com a Associação FloripAmanhã e com o Grupo de Pesquisa Patrimônio, Gastronomia e Cultura do IFSC, além de estar em linha com as diretrizes e objetivos do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia.
Com informações do Sou Estreito