10 nov Udesc Esag lança plataforma aberta com dados fiscais e de desenvolvimento das cidades de SC
O programa de extensão Habilis – Ateliê de Economia e Finanças, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) acaba de lançar uma plataforma digital aberta e interativa onde é possível verificar de forma fácil e rápida indicadores que mostram como estão as contas públicas de cada município catarinense e qual o grau de desenvolvimento social da população local.
A plataforma Ha(BI)lis foi desenvolvida pelo programa ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. A partir de índices calculados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a plataforma usa a aplicação Microsoft Power BI para tornar o acesso aos dados mais dinâmico.
Acesse a plataforma:
Ha(BI)lis – Indicadores de Gestão Fiscal e Desenvolvimento Municipal de SC
O site da plataforma permite a qualquer um acessar fácil e rapidamente dois indicadores: o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) e o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Os dados são individualizados por ano e por município, além de um mapa que compara os indicadores de todas as cidades do estado, por meio de uma classificação por cores.
O IFGF considera quatro indicadores para medir a saúde fiscal de um município: autonomia (dependência maior de recursos próprios do que de repasses), gastos com pessoal, liquidez (disponibilidade de recursos) e investimentos. Já o IFDM mede o desenvolvimento do município por meio de três indicadores: educação, saúde e o nível de emprego e renda.
Nos dois casos, também são mostrados os números específicos desses indicadores que compõem os dois índices, informando ainda a posição relativa no ranking nacional.
Informação acessível
A plataforma foi desenvolvida pelo economista Carlos Eduardo da Costa, graduado na Udesc Esag, ex-bolsista e hoje colaborador do programa de extensão Habilis. “A importância dos dados para comunidade acadêmica e para os cidadãos de forma geral é indiscutível”, afirma. “A plataforma permite dinamizar a leitura de índices, condensando diversas fontes de dados em um único painel, possibilitando melhor visualização e interpretação”.
A coordenadora do programa, professora Ivoneti Ramos, destaca a colaboração do ex-bolsista como exemplo de que os alunos podem continuar produzindo com a universidade mesmo depois de formados, por meio da extensão universitária.
“A plataforma qualifica os serviços prestados pelo Habilis à comunidade e também facilitará a aplicação das oficinas de indicadores que são promovidas pelo programa, além de contribuir para divulgar indicadores produzidos pelas principais fontes de estudos no país”, afirma a professora.
Mais informações
Saiba mais sobre o Habilis – Ateliê de Economia e Finanças no site e nas páginas do programa no Instagram (@habilisesag) e Facebook (/habilis.esag).
(Udesc, 09/11/2020)