Laboratórios da UFSC lançam mapas para a gestão do Sistema Aquífero Integrado Guarani/Serra Geral em SC

Laboratórios da UFSC lançam mapas para a gestão do Sistema Aquífero Integrado Guarani/Serra Geral em SC

Os laboratórios de Análise Ambiental e de Hidrogeologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançaram, na última semana, os mapas de Blocos Hidrogeológicos, Vulnerabilidade Natural e Risco à Contaminação das águas subterrâneas do Sistema Integrado Guarani/Serra Geral (SAIG/SG) em Santa Catarina. Os produtos são o resultado consolidado do Componente 1 e sua Meta 1 (M1C1) do Projeto Rede Guarani/Serra Geral (RGSG) no estado.

Mapa de Blocos Hidrogeológicos apresenta a estruturação geológica espacial dos terrenos que abrigam o SAIG/SG, revelando que o sistema aquífero encontra-se compartimentado em porções menores. Já o Mapa de Vulnerabilidade Natural traz a definição de regiões com menor e maior capacidade de reter as contaminações geradas em superfície por atividades humanas. E o Mapa de Risco à Contaminação revela de quais formas os usos da terra em superfície podem afetar a qualidade das águas subterrâneas.

Acompanhados da nota técnica, os mapas são importantes instrumentos para a tomada de decisão de órgãos e instituições protagonistas na gestão de águas, como a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), concessionárias de águas, a Epagri, os Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas, prefeituras, entre outros.

O projeto, que contou com o financiamento da Agência Nacional de Águas (ANA), através do CNPq e Caixa Econômica Federal e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), apresenta os resultados de mais de dez anos de pesquisas sobre o maior e mais importante sistema aquífero do território catarinense.

Mais informações neste link.

(UFSC, 03/11/2020)