09 out Ônibus em Florianópolis voltam a receber pagamento em dinheiro
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 09/10/2020)
Nova portaria publicada pela prefeitura de Florianópolis faz alterações no transporte coletivo durante a pandemia do coronavírus. As modificações, além de alterarem a capacidade dos ônibus, também atingem a forma de pagamento. A partir desta sexta-feira, os veículos poderão receber até 70% do espaço total. Além disso, passará a ser aceito novamente o pagamento em dinheiro. Até então, os ônibus somente aceitavam o cartão do transporte.
As medidas, além de se encaixarem em novas medidas sanitárias, atendem a pedidos das empresas e dos trabalhadores. Com a crise financeira alegada pelo Consórcio Fênix, que opera o sistema na Capital, mais gente circulando nos ônibus trará maior volume de receita. A tendência é que com 70% da capacidade todos os assentos sejam liberados. Desde 12 de setembro, era permitido o uso de até 50% dos veículos.
A segunda medida responde a uma reivindicação do sindicato dos trabalhadores, o Sintraturb. Eles queriam o retorno do pagamento em dinheiro e faziam essa reivindicação junto à prefeitura por conta do serviço dos cobradores. Para a liberação, o município deve aplicar medidas sanitárias.
Crise dos ônibus
Nos bastidores, continuam os movimentos da prefeitura e do Consórcio Fênix para conter a crise financeira que pode afetar diretamente o serviço do transporte público. A decisão judicial que determina uma audiência de conciliação em até 20 dias levará a prefeitura a apresentar números para atender o reequilbrio econômico solicitado pelas empresas nos último meses.