07 out Brasileiro está viajando para mais perto de casa; bom para SC
Da Coluna de Renato Igor (NSC, 06/10/2020)
Os brasileiros estão viajando para mais perto de casa. É o que aponta a pesquisa do site de hospedagens booking.com que foi feita entre junho e agosto. A distância média percorrida em cada viagem caiu 63%. Em 2019, a média era de 1.557 quilômetros. Já em 2020, caiu para 569 km.
No geral, 84% da distância total percorrida pelos brasileiros entre junho e agosto foi dentro do país, em comparação com apenas 32% durante o mesmo período de 2019. Os destinos mais reservados nos últimos meses foram São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Gramado (RS), Curitiba (PR) e Brasília (DF).
Explicações
Medo da pandemia, queda da renda familiar com negócios em baixa, redução de salário, receio de perder o emprego e restrições de deslocamentos estão entre as causas.
Positivo
Mané “Ferrari”, presidente da Santur, acredita que a pesquisa mostra que Santa Catarina está no rumo certo. “Isso mostra que estamos fazendo o dever de casa. Isso está claro, pois ninguém vai fazer viagens internacionais neste momento. Estamos fortalecendo as nossas regiões para mostrar o mundo que temos dentro de Santa Catarina. E o catarinense precisa conhecer Santa Catarina. A gente acaba indo para a Capadócia para andar de balão, mas temos esse passeio aqui nos Cânions, no Sul do Estado. Então, muitas pesquisas as quais tivemos acesso indicam uma mudança de comportamento do viajante no que diz respeito à escolha dos destinos para as próximas viagens. A maioria vai priorizar distâncias mais curtas e o transporte particular, favorecendo muito o turismo interno, o que para Santa Catarina é muito interessante, considerando a grande variedade de atrativos que temos no estado”, explica.
A Santur lançou na semana passada o programa Viaje+SC para incentivar as viagens domésticas, estimulando os catarinenses ou residentes no estado a conhecer mais de Santa Catarina.