Produção de lixo aumenta em até 30%

Produção de lixo aumenta em até 30%

A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) coletou em janeiro 11% de lixo a mais do que no mesmo mês do ano passado. O total recolhido foi de 15,2 mil toneladas de resíduos sólidos, contra 13,9 mil em janeiro de 2006. “Janeiro bateu todos os recordes de coleta de lixo”, conta o diretor de operações da Comcap, Milton Otávio da Silva. Em dezembro, já havia sido registrado aumento de 13%.

Os maiores percentuais de aumento na coleta de lixo ocorreram nos balneários do Norte da Ilha. Ingleses e Canasvieiras registraram crescimento de 30% em relação aos últimos três verões. Já em Daniela, Jurerê, Jurerê Internacional e Ponta das Canas, os valores oscilaram entre 20% e 30% de acréscimo no mesmo período. No Leste da Ilha (Barra da Lagoa e Lagoa da Conceição), o índice foi de 10%. “O aumento populacional explica esse aumento. O pessoal está preferindo as praias do Norte neste verão”, disse Silva.

O período de maior coleta foi o das festas de fim de ano. No dia 2 de janeiro, por exemplo, a Comcap recolheu 800 toneladas de lixo na cidade. A média diária de janeiro ficou entre 500 e 600 toneladas. A tendência é esse valor manter-se em fevereiro, por causa do Carnaval, e começar a cair a partir de março.

Segundo Milton Otávio da Silva, a Comcap tem enfrentado problemas com o descumprimento do horário para deposição do lixo, especialmente nos balneários do Norte e Leste. “O caminhão passa, por exemplo, às 10 horas e meia hora depois são depositados sacos que vão permanecer expostos nas lixeiras até o dia seguinte”, contou.

(A Notícia, 02/02/2007)