31 ago Pacto para a travessia
Artigo de Mario Cezar de Aguiar
Presidente da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina)
Uma coalizão ecossistêmica será um dos caminhos fundamentais para superação da pandemia e retomada do crescimento em direção a um novo patamar de desenvolvimento sustentável.
Por isso, o estabelecimento de um pacto institucional – ou seja, a articulação das diversas entidades, organizações, governo e outros atores para planejar, desenvolver, executar e implantar projetos focados neste novo momento – é uma das bases do programa Travessia, lançado pela Fiesc como instrumento para a superação de um cenário que traz rupturas históricas. O nome do programa é uma metáfora à navegação para uma nova realidade, ainda que esta não seja plenamente conhecida.
A busca de um ambiente favorável aos negócios, aos investimentos e à melhoria da infraestrutura será o tema do 2o Fórum Empresarial Travessia SC, evento on-line promovido pela Fiesc no próximo dia 3 de setembro. Estamos convencidos de que esse pacto é decisivo para manter Santa Catarina na vanguarda.
A discussão terá a participação do presidente do conselho da WEG, Décio da Silva, do novo secretário de Desestatização do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord de Faria, do secretário da Fazenda, Paulo Eli, e do economista José Augusto Fernandes, ex-diretor da CNI.
Os problemas de infraestrutura precisam ser superados, pois ela é fator-chave de competitividade e qualidade de vida. É também oportunidade de estimular o crescimento, com geração de postos de trabalho, tanto nas obras em si, quanto nos segmentos industrial e de serviços, movimentando toda a economia.
É neste contexto que o pacto institucional e os investimentos em infraestrutura se somam à necessária disponibilidade de capital, para que Santa Catarina possa ser bem-sucedida na travessia rumo à reinvenção de sua economia.
O programa tem o propósito de ser de todos, pensado para todos e feito por todos aqueles que acreditam que tudo é possível quando se une coragem, confiança, conhecimento e comprometimento. Ao longo de sua história, Santa Catarina deu inúmeros exemplos nesse sentido. Com a união de todos, repetiremos essa trajetória vitoriosa.
(ND, 29/08/2020)