24 ago Zona Azul de Florianópolis volta a ter cobrança nesta segunda-feira
O estacionamento rotativo da região central de Florianópolis voltará a ser cobrado nesta segunda-feira (24). A informação foi confirmada pela empresa Rizzo Parking, que vai operar o sistema. A expectativa é de que a volta do serviço ajude a aumentar a rotatividade de vagas para quem usa o comércio na área central.
Os valores continuam os mesmos que eram praticados anteriormente: R$ 2,00 por uma hora para carros e R$ 1,00 para motos. As áreas azul (máximo de duas horas consecutivas estacionado) e branca (até cinco horas de estacionamento) também serão mantidas. Os horários também continuam os mesmos: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, das 8h às 12h.
Os mais de 40 monitores da empresa já estão nas ruas da região central da Capital, uniformizados com agasalhos vermelhos, orientando a população desde 27 de julho. Os trabalhadores fazem ações educativas e explicam como vai funcionar a cobrança do estacionamento nas áreas públicas. O serviço estava desativada desde setembro de 2019.
O contrato emergencial firmado com a prefeitura da Capital prevê inicialmente a gestão de cerca de 2.400 vagas na região central.
A administração municipal orienta a população a não passar nenhuma informação, dados pessoais ou aceitar qualquer tipo de cobrança de pessoas não identificadas e sem uniforme da empresa Rizzo Parking and Mobility. Usuários que presenciarem qualquer irregularidade podem acionar a Guarda Municipal imediatamente pelo 153.
Câmera vai fiscalizar carros estacionados de forma irregular na área central
A fiscalização dos carros estacionados inicia na segunda-feira com o apoio de um veículo equipado com uma câmera OCR (que transforma imagens com textos em caracteres). Assim, a empresa terá o histórico dos carros estacionados na região central em uma base de dados atualizada em tempo real. A fiscalização também ocorrerá com o apoio dos monitores e os carros indevidamente estacionados serão autuados pelas autoridades de trânsito.
Segundo a empresa, a base de dados captada em tempo real também poderá ser aliada da segurança pública da cidade. Carros com registro de roubo ou com outras irregularidades poderão ser facilmente encontrados na região de atuação do estacionamento rotativo.
Compra e recuperação de créditos
A compra de créditos e a recuperação dos valores ativos da empresa anterior podem ser feitas pelo aplicativo Rizzo Parking, disponível para Android e iPhone. Quem tinha créditos da Zona Azul deve logar com CPF e senha do aplicativo anterior (Minha Vaga). Caso tenha esquecido a senha, deve ir no campo “Esqueci minha senha”. Se o usuário tenha perdido o acesso ao e-mail cadastrado no aplicativo anterior, pode enviar um e-mail para atendimento@rizzoparking.com.br e solicitar uma nova senha.
Após o login os créditos antigos já estarão disponíveis no cadastro. Após o login o usuário também pode revisar as placas dos veículos cadastrados no app. Em caso de dúvidas é possível acionar o telefone 0800 672 72 60.
Além do App, os créditos também poderão ser comprados no site da empresa (https://rizzoparking.com.br/florianopolis) e com os monitores nas ruas. Em breve também devem ser oferecidos pontos de vendas espalhados pela cidade (ainda em fase de cadastro). A intenção da empresa é que haja mais de 100 pontos de venda autorizados.
Cadastro de ponto de venda dos créditos
A prefeitura de Florianópolis já divulgou o edital de chamada pública para credenciamento de pontos de venda de tickets e cartão para usuários do estacionamento rotativo da Capital. Apenas pessoas jurídicas podem ser habilitadas. O prazo para credenciamento iniciou no dia 31 de julho a data limite é até 5 de janeiro de 2021, às 18h.
A inscrição deve ser feita em duas etapas: o estabelecimento interessado deve realizar um cadastro prévio por meio do formulário eletrônico, na aba “Requerimento de Credenciamento”. Em seguida, deve realizar o download e preenchimento da Declaração de cumprimento ao inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal e Declaração negativa de vínculo empregatício com órgão ou entidade pública.
A segunda fase consiste na entrega, pela empresa interessada, do envelope com a toda a documentação exigida pelo edital. Esta segunda etapa está em andamento e o horário para entrega da documentação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Após habilitação do ponto de venda, deve ocorrer a assinatura do Termo de Credenciamento. Após essa formalização, o credenciado terá prazo máximo de 10 dias para disponibilizar a estrutura necessária para que o usuário possa efetuar a compra de créditos para o estacionamento rotativo público de automóveis do município. Caso esse prazo não seja cumprido, o estabelecimento perderá automaticamente a autorização para operação.
* Com informações da assessoria de imprensa da Rizzo Parking.