10 ago Santinho e Mole estão fora do Bandeira Azul em 2009
As praias do Santinho e Mole, duas das três praias-piloto de Florianópolis inscritas no programa Bandeira Azul, não podem mais concorrer em 2009 a esta certificação internacional de qualidade sócio-ambiental. Jurerê Internacional continua no programa este ano e está perto de ser a primeira praia da Ilha de Santa Catarina a obter a Bandeira Azul.
Segundo Marinez Scherer, do Intituto Ambiental Ratones (IAR), coordenador do programa Bandeira Azul no Brasil, o prazo final para a regularização dos bares nas orlas destas duas praias encerrou na sexta-feira (07/08) e, no sábado, o documento foi apresentado para a FEE, que dirige o programa em todo o mundo.
Segundo Scherer, este prazo foi prorrogado diversas vezes. “Mas chegamos ao prazo limite do limite”, explica. A regularização doa bares compete à Prefeitura Municipal de Florianópolis. “Continuamos à disposição para ajudar no que for necessário para que a Praia do Santinho chegue a Certificação Bandeira Azul na temporada 2010/2011”, completa.
Marinez Scherer ressalta ainda que “os trabalhos realizados nesse ano serão um ótimo teste da praia durante a temporada, podendo o município realizar os ajustes que se fizerem necessários para que no próximo ano a Bandeira seja uma conseqüência das boas práticas em gestão de praias de Florianópolis”.
A maioria dos 29 critérios foram cumpridos pelo Santinho, através da FloripAmanhã e profissionais parceiros. “Mas tem uma parte que só cabe ao poder público, que é a regularização dos bares, por exemplo. Cobramos, mas não foi feito. Vamos esperar o próximo ano”, salienta Zena Becker, presidente da FloripAmanhã.
As praias do Santinho e Mole podem se candidatar para a próxima temporada 2010/2011 e pulam a etapa inicial, de praia-piloto, já que têm boa parte dos critérios cumpridos.
Para incentivar as praias do Santinho e Mole a continuar no programa, o IAR expediu na manhã de segunda-feira (10/08) uma menção elogiosa ao município de Florianópolis em relação ao trabalho de melhoria ambiental e de desenvolvimento sustentável já realizado nestas praias.