22 jul Vergonha: UFSC só retomará aulas dia 31 de agosto
Da Coluna de Moacir Pereira (ND, 21/07/2020)
Com atividades paralisadas desde 17 de março, a Universidade Federal de Santa Catarina só retomará as aulas no dia 31 de agosto. Quer dizer, inércia por mais de cinco meses, com professores e servidores com os salários em dia.
Grave: todas as universidades, fundações educacionais e escolas particulares de nível superior de Santa Catarina, incluído as púbicas como a Udesc, estão dando aulas.
Para agravar ainda mais: a maioria retornou as aulas virtuais na primeira semana depois de decretado o confinamento.
Detalhas da nova decisão estão em release da Ufsc:
“O Conselho Universitário (CUn) da UFSC definiu nesta terça-feira, 21 de julho, o Calendário Suplementar Excepcional que deve vigorar na instituição com a oferta de ensino não presencial. O CUn decidiu que haverá um período de cinco semanas de preparação para o reinício do semestre, que fica previsto para a semana de 31 de agosto. O semestre terá a duração de 16 semanas, com previsão de encerramento na semana de 14de dezembro. O Conselho Universitário debateu a Minuta de Resolução acerca da retomada do ensino desde a sexta-feira, 17 de julho, em uma sessão que durou três dias, por mais de 20 horas. Todos os vídeos da sessão estão disponíveis no canal no Youtube.
Após a publicação da Resolução no Boletim Oficial da UFSC, o Departamento de Administração Escolar fará a redação final do Calendário. Está previsto um período de cinco semanas a partir da publicação da Resolução, para preparação do reinício do semestre. Nesse período haverá as definições dos colegiados de cursos e departamentos sobre os planos de ensino e definição das disciplinas que serão ofertadas na graduação e pós-graduação, além do cancelamento de matrículas e trancamentos de curso. Outras medidas que deverão acontecer no período serão a capacitação para uso das tecnologias digitais de ensino e a implementação de políticas de acesso a equipamentos e à Internet.
As atividades não presenciais do semestre continuarão por 16 semanas. O período de recesso acadêmico e o início do semestre letivo de 2020.2 ficaram para ser definidos posteriormente.”