10 jul Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu terão as mesmas restrições por 15 dias
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 09/07/2020)
As prefeituras das quatro maiores cidades da Grande Florianópolis decidiram alinhar restrições contra o coronavírus. Com isso, Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu vão ter as mesmas regras por 15 dias. O decreto será publicado na noite desta quinta-feira (9), com validade a partir de sábado (11). O texto será uniformizado. Os quatro prefeitos discutiram a questão nesta quinta à tarde, depois de um encontro entre as vigilâncias sanitárias pela manhã.
Segundo o grupo de prefeituras, cursos livres e esportes coletivos estarão proibidos, além de proibição no acesso de espaços públicos aos finais de semana e shoppings aos domingos. Outras áreas terão novos horários. O principal objetivo é evitar ao máximo que as pessoas saiam de casa, principalmente aos finais de semana.
Participaram da reunião virtual Adeliana Dal Pont (São José), Camilo Martins (Palhoça), Gean Loureiro (Florianópolis) e Ramon Wolinger (Biguaçu). A união dos prefeitos da Grande Florianópolis demorou a ocorrer para que gerasse frutos no enfrentamento ao coronavírus, principalmente na discussão sobre flexibilizações.
Publicamente, os prefeitos demonstravam insatisfação com a falta de medidas semelhantes. Nesta semana, o avanço foi significativo. Começou nesta quarta-feira (8), com um encontro envolvendo o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
A ideia dos prefeitos é que a mobilização conjunta siga da mesma forma. Para a construção do decreto, o ponto principal foi que cada um pudesse ceder uma parte. Como o regramento é complexo, ele será finalizado apenas nesta sexta-feira (10).
Em Florianópolis, Gean Loureiro publicou um decreto ainda na quarta-feira mantendo por tempo indeterminado as restrições já em vigor. Isso inclui proibição de uso de espaços públicos aos finais de semana e limitação de funcionamento de estabelecimentos comerciais.