08 jul Nasce a nova marca de Floripa, Cidade Criativa da Gastronomia
Florianópolis vai ganhar uma nova identidade visual para promover sua presença no seleto grupo de Cidades Criativas da Unesco, do qual faz parte na área de Gastronomia desde 2014. A nova marca foi criada pelo Instituto de Design, Inovação e Tecnologia (Idit) e doada à cidade.
“A marca é alegre e contemporânea, criada a partir da necessidade de conversar melhor com o mundo que estamos buscando”, diz a presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires. “A economia criativa é um dos setores que mais crescem no mundo e mais contribuem para gerar renda e bem-estar para a sociedade. Fazer parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco traz visibilidade mundial que abre muitas oportunidades”.
O trabalho de criação da nova identidade visual foi voluntário, assim como será a campanha publicitária a ser realizada em breve, no espírito de contribuição cidadã para a construção de Florianópolis, informa Anita Pires. “Essa grife nos chancela como uma cidade que está mais preparada para superar os imensos desafios pós-coronavírus”, assinala a presidente da FloripAmanhã. A associação faz a coordenação do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.
A presidente do Idit, Gisella Simões, explica que o conceito surgiu da necessidade de representar melhor as múltiplas facetas da cidade, posicionando-a no cenário internacional por seu caráter diferenciado: “Florianópolis é muito mais que verão e praia: tem vários segmentos de economia criativa, como turismo e gastronomia, tecnologia, saúde e bem-estar, design e varejo, agregando também magia e folclore”.
O Idit cedeu os direitos de uso da nova identidade visual à FloripAmanhã. A ideia é não apenas aplicá-la nos projetos vinculados à Unesco na área da gastronomia, como também estimular sua apropriação por diversos segmentos como símbolo de Florianópolis. “Demos essa marca de presente para a cidade e estamos muito entusiasmados com o projeto”, acrescenta Gisella.
Florianópolis e a Rede Mundial de Cidades Criativas no Brasil e no mundo
Desde o dia dois de dezembro de 2014, Florianópolis integra um seleto grupo que atualmente é composto por 246 membros, abrangendo sete áreas criativas: Artesanato e Arte Popular, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Música e Artes Midiáticas. A Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco une cidades que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais.
O título Cidade Unesco da Gastronomia gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. No Brasil, além de Florianópolis, também estão no campo criativo da gastronomia Belém, Belo Horizonte e Paraty (RJ). Na área de design estão Brasília Curitiba e Fortaleza. Salvador representa o país em Música, Santos (SP) em Cinema e João Pessoa em Artesanato e Artes Folclóricas.
A Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia também é composta pelas cidades de Overstrand Hermanus (África do Sul), Bendigo (Austrália), Cochabamba (Bolívia), ChengDu, Yangzhou, Macao e Shunde (China), Buenaventura e Popayán (Colômbia), Jeonju (Coréia do Sul), Burgos e Dénia (Espanha), San Antonio e Tucson (EUA), Portoviejo (Equador), Rasht (Irã), Alba, Bergamo e Parma (Itália), Hyderabad (Índia), Tsuruoka (Japão), Zahlé (Líbano), Enseada e Mérida (México), Bergen (Noruega), Arequipa (Peru), Cidade do Panamá (Panamá), Östersund (Suécia), Phuket (Tailândia) e Hatay, Afyonkarahisar e Gaziantep (Turquia).
As Cidades Criativas da UNESCO têm uma missão em comum: colocar as indústrias culturais e criativas no centro de suas estratégias de desenvolvimento, a fim de transformar as cidades em locais mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Funcionando como um laboratório de ideias e de práticas inovadoras, o projeto traz contribuições concretas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Entidades integrantes do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia:
– Associação FloripAmanhã
– Prefeitura Municipal de Florianópolis
– Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina/FECOMÉRCIO-SC,
– Serviço Social do Comércio de Santa Catarina/SESC-SC,
– Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina/SENAC-SC,
– Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina/SEBRAE-SC,
– Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis/CDL Florianópolis,
– Instituto Federal de Santa Catarina/IFSC,
– Universidade Estácio de Sá/ESTÁCIO,
– Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina/CEART-UDESC,
– Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL,
– Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC,
– Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau,
– Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis/SHRBS,
– Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/ABRASEL-SC