Especialistas discutem sobre o “novo turismo” no pós-pandemia da Covid-19

Especialistas discutem sobre o “novo turismo” no pós-pandemia da Covid-19

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 08/07/2020)

O Movimento Floripa Sustentável e o Fortur (Fórum de Turismo de Florianópolis) reuniram nesta terça-feira (7) o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, e o ex-superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinícius de Lucca, para uma conversa sobre a retomada do setor depois da pandemia.

“Estamos diante de um novo século, de rupturas e de grandes dilemas, com uma mudança global, não só no turismo”, disse Lummertz. As dúvidas sobre quando o mundo terá uma vacina, as questões sanitárias e o comportamento das pessoas levam, segundo ele, a uma “gestão e manejo do desconhecido”.

Na conversa mediada pelo professor Alexandre Biz, Lummertz defendeu também uma mudança de gastos – com ampliação radical de investimentos em saúde – e disse que o momento deve ser aproveitado para fazer a agenda de reformas.

De Lucca destacou que o recomeço deve ser com viagens internas – “assim que tivermos com os números controlados” – e também defendeu reformas para “maximizar a capacidade de investimentos”.