08 jul Hotéis da Grande Florianópolis registram queda na ocupação de 71,4% em junho
Em junho, os hotéis da Grande Florianópolis tiveram uma queda na ocupação de 71,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. Das 2.230 unidades disponíveis, apenas 358 foram ocupadas, o que representa uma taxa de ocupação de 16%. Em junho de 2019, a ocupação era de 56,2%.
O setor começou o ano aquecido, mas de acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Grande Florianópolis (SHRBS), foi um dos mais afetados pela pandemia. Em janeiro de 2020, os hotéis da Grande Florianópolis registraram 79,6% de taxa de ocupação, que representava uma alta de 1,72% na comparação com o ano anterior.
“É fato que o turismo e, principalmente, a hotelaria foram os primeiros segmentos a entrar na crise e devem ser os últimos a sair”, explicou o presidente da entidade, Estanislau Bresolin.
De acordo com o SHRBS, a redução da alíquota 5% para 2% do Imposto Sobre Serviços (ISS) aprovada pela Câmara de Vereadores de Florianópolis, é um atrativo para a recuperação do setor, mas ainda é insuficiente.
“Um paliativo seria a reativação do mercado de eventos, mas de nada adianta se não tivermos protocolos seguros e estimulantes para os eventos”, completou Bresolin.
(RCN, 07/07/2020)