Aumento de casos de coronavírus faz governo de SC suspender novamente parte das cirurgias eletivas

Aumento de casos de coronavírus faz governo de SC suspender novamente parte das cirurgias eletivas

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 24/06/2020)

Parte das cirurgias eletivas está suspensa novamente por 30 dias em Santa Catarina. O motivo é o crescimento no número de casos de coronavírus no Estado. A medida é válida para as operações de média e alta complexidade com uso de anestesia geral. A nova portaria da secretaria de Saúde entra em vigor nesta quarta-feira, 24 de junho. Casos de urgência ainda poderão ser feitos. Desde 20 de maio, os procedimentos haviam sido retomados no Estado.

A portaria traz pelo menos cinco justificativas relacionadas à evolução do coronavírus no Estado. O primeiro deles é a transmissão acelerada com o aumento de confirmações e internações nos hospitais. Depois, os casos graves requerem tratamento nas UTIs, demandam ventilação mecânica e medicamentos.

A terceira justificativa aponta que os procedimentos anestésicos para as cirurgias eletivas de média e alta complexidade usam os mesmos remédios que os cuidados para o coronavírus. Diante da alta de demanda surge o quarto ponto: há desabastecimento dos medicamentos por conta da grande procura nacional e internacional.

Por fim, a secretaria determinou a suspensão dos procedimentos por conta da “necessidade de contingenciar os estoques hospitalares de fármacos anestésicos e bloqueadores neuro musculares para atendimento aos casos graves da COVID-19 e outros agravos que demandem por intubação traqueal e ventilação mecânica”.

Nos casos de cirurgias com anestesia local, a programação está mantida com metade dos atendimentos, como definido desde 20 de maio.