16 jun COVID-19: Passarela da Cidadania oferece mais de 250 refeições diárias
O abrigo da Prefeitura de Florianópolis, Passarela da Cidadania, oferece diariamente mais de 250 refeições diárias para pessoas em situação de rua da capital. O número foi ampliado desde o início da pandemia de Covid-19, graças à parceria entre voluntários da Rede Solidária Somar Floripa e união de entidades da sociedade civil intitulada “Rede com a rua”. A aplicação garante alimentação e isolamento para este público.
Elvis Torres hoje é colaborador do espaço, mas, já esteve em situação de rua. O cubano chegou na cidade, onde ficou em situação de rua no começo de março, e após se voluntariar no espaço foi contratado pela entidade que atua no local, a Associação Braços Abertos. “Eu gosto daqui porque sempre há comida, de manhã, tarde, noite, sempre temos algo para comer. Estou feliz de estar em Florianópolis e recomeçar”, comenta Elvis.
O cardápio oferecido no espaço é elaborado por uma profissional de nutrição, que inclui todas as proteínas e vitaminas necessárias para os acolhidos na Passarela. Semanalmente, as composições são alteradas, sempre de maneira que supra as necessidades nutricionais.
Até o momento na capital, nenhuma pessoa em situação de rua teve diagnóstico positivo para o novo coronavírus. O dado é o resultado do isolamento proposto na Passarela, e de um hotel no centro da Cidade onde os pacientes com suspeita ficam isolados e fazem o teste para a doença caso seja preciso.
(PMF, 15/06/2020)