Arteris aguarda ANTT para iniciar obras no trecho Sul do Contorno Viário de Florianópolis

Arteris aguarda ANTT para iniciar obras no trecho Sul do Contorno Viário de Florianópolis

As obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis foram retomadas no começo do mês de maio após 40 dias de paralisação devido a pandemia do novo coronavírus. Atualmente há atividade em 34 quilômetros da construção, segundo a concessionária Arteris Litoral Sul. A expectativa da empresa é de que as obras não sofram atrasos e de que o início da construção dos túneis seja mantido para o dia 20 de junho próximo, conforme cronograma estabelecido em março.

Em março passado, ficou definido o mês de junho de 2023 como o novo prazo para a conclusão das obras do Contorno Viário. A definição ocorreu após audiência realizada na 4ª Vara da Justiça Federal, em Florianópolis, e a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) Parcial.

Túneis, marginal e ponte
A mudança da data (alterada outras vezes) é devida a inclusão da construção de três túneis duplos, da terceira faixa (entre Palhoça e Biguaçu) e a ponte sobre o rio Camboriú (na marginal Sul da BR-101) que não estavam previstos no contrato inicial.

Para que construção desses trechos seja iniciada, a concessionária e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) precisam concordar com o novo valor da tarifa do pedágio. A nota técnica com a revisão tarifária homologada pela agência deve ser publicada até o dia 20 de junho e a partir dessa data a concessionária deve iniciar as obras. Em nota, a empresa afirmou que “irá dedicar todos os esforços possíveis a fim de garantir o prazo final da obra”.

(Confira a matéria completa em ND, 28/05/2020)