26 maio Confira detalhes do plano sanitário do transporte coletivo em Florianópolis
O plano sanitário para a volta do transporte coletivo em Florianópolis, apresentado pelo Setuf (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis) na segunda-feira (25), descreve várias ações para prevenção da contaminação pelo novo coronavírus.
No entanto, a liberação do serviço está condicionada à autorização do governo estadual, o que não tem data para ocorrer.
Entre as principais medidas estão a higienização da frota durante e após o serviço; comunicação para passageiros e equipes; procedimentos em caso de colaboradores com sintomas da Covid-19; controle de ocupação dos ônibus; estrutura e processos em terminais de integração da rede.
Para a limpeza, será borrifada uma solução a base de hipoclorito de sódio 0,5% a 1%. O produto é mais indicado que o álcool 70%, por questões de segurança e deve agir por, no mínimo, 5 minutos, antes da fricção. Deverá ser aplicado em praticamente todas as superfícies de contato como barras horizontais e verticais, cabeceira de bancos, cintos e estruturas de suporte, pega mãos do teto e de bancos preferenciais, catracas e anteparos de capô.
A higienização deverá ser feita em pontos de início ou fim de serviço, ao longo do dia de operação. Também será usado o álcool 70% líquido na parte interna dos ônibus, quando necessário. As equipes devem recarregar o álcool em gel nos dispensers e verificar seu funcionamento, tanto nos coletivos quanto nos terminais de integração.
(Confira a matéria completa em ND, 26/05/2020)