08 maio Produção rural da Grande Florianópolis sofre com a estiagem prolongada
A estiagem que se prolonga em todo o Estado catarinense afeta a agricultura e pecuária na Grande Florianópolis. Na produção de hortaliças, a perda se aproxima de 60%, segundo o Sindicato Rural de São José e Região.
Na pecuária, o gado está perdendo peso por falta de pasto que a cada dia fica mais amarelo e ralo pela falta de chuva, o que pode prejudicar também a produção de leite.
O técnico agrícola Irineu Antônio Merine diz que no começo da estiagem havia água nos açudes, mas com a persistência da seca, os reservatórios estão esgotados.
“A situação está muito difícil. O prejuízo é diário porque sem chuva não tem plantação para o agricultor, não tem pasto para o gado. Isso vem se agravando pela falta de água armazenada”, afirma Merine, membro do Sindicato Rural de São José.
Ele conta que em algumas propriedades, além da falta de pastagem, já existe a dificuldade de fornecer água de qualidade para os animais e nas plantações de legumes e verduras, onde não há sistema de armazenamento de água, é quase impossível manter a produção. “Não há outra alternativa que não seja a chuva”, ressalta o técnico agrícola.
(Confira matéria completa em ND, 08/05/2020)