FloripAmanhã realiza pesquisa sobre impactos da Covid-19 em Florianópolis

Pesquisa da FloripAmanhã sobre o impacto da COVID-19 na sociedade

FloripAmanhã realiza pesquisa sobre impactos da Covid-19 em Florianópolis

Para saber como a Covid-19 afetou a vida das pessoas que moram na Capital, a Associação FloripAmanhã realizou uma pesquisa com seus associados, parceiros e público em geral.

A pesquisa foi realizada nas duas primeiras semanas de abril através de questionário online. Os dados estão sendo utilizados para ajudar a definir as melhores ações que a FloripAmanhã pode desenvolver para minimizar os efeitos da pandemia. Foram abordados temas como as necessidades das empresas, dificuldades enfrentadas por conta da deflagração da quarentena, as maiores necessidades para os próximos 30 dias, demandas por linhas de crédito e sobre voluntariado. Foi solicitado aos participantes que dessem notas para os executivos municipal, estadual e federal. Além disso, também foi pedido que apontassem qual ação ou ações a Associação FloripAmanhã deveria desenvolver nesse momento de pandemia.

No total, 77 pessoas responderam à pesquisa, sendo que 71,4% foram respostas de não associados à FloripAmanhã. O pagamento da folha de empregados foi a principal necessidade para a próxima semana apontada, com 34,8%. A segunda maior necessidade apontada por 15,9% dos entrevistados foi com relação aos impostos federais. A maior dificuldade com a adoção da quarentena, apontada por 47,4% dos entrevistados, foi a queda nas vendas e faturamento, seguido pelo capital de giro/falta de crédito – 19,7%. A questão do pagamento da folha também é a maior necessidade para os próximos 30 dias – 39,4%. Em segundo vem novamente os impostos federais, com 12,7%. Ao todo 62,3% disseram que desejam informações sobre linhas de crédito oferecidas pelos municípios, estado e governo federal.

Sobre voluntariado, 68,8% dos entrevistados declararam que estão participando de campanhas para ajudar famílias carentes e 9,1% ainda pretendem participar. 84,2% dos voluntários se declararam na condição de ajudar pessoas em dificuldades, enquanto 15,8% disseram que precisam de ajuda.

A maioria dos entrevistados, 20,8% deu nota sete ao governo municipal. 16.9% deram nota 9. O executivo estadual ganhou nota 8 de 19,5% e nota 7 de 14,3% dos entrevistados. O executivo federal ganhou nota 9 de 14,3% dos entrevistados e na seqüência 13% deu nota 1 e outros 13% deram nota 4.

Algumas das ações propostas para a Associação FloripAmanhã desenvolver:

Na questão da retomada da economia algumas das ações propostas para a FloripAmanhã trabalhar são:

  • auxiliar no planejamento da liberação gradual das atividades econômicas;
  • conectar empresas com clientes para garantia de negócios e empregos;
  • identificar segmentos empresariais que necessitam de ações facilitadoras para retomada;
  • ajudar na busca de créditos financeiros;