Coleta seletiva domiciliar tem retomada gradual em Florianópolis

Coleta seletiva domiciliar tem retomada gradual em Florianópolis

A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) anunciou a retomada parcial da coleta seletiva domiciliar a partir desta terça-feira (28). O serviço estava suspenso desde o dia 19 de março em Florianópolis por conta da pandemia de coronavírus. Apenas a região central da cidade será contemplada na primeira etapa, enquanto a autarquia estuda os próximos roteiros que podem ser liberados.

— Temos um grupo de comando com gerentes e diretores da Comcap que tomaram esta decisão. Colocamos para daqui a duas semanas apresentar a próxima etapa de ampliação dos roteiros de coleta seletiva. Estamos nos ajustando em relação ao coronavírus. Tivemos funcionários afastados. O restabelecimento completo depende das condições sanitárias dos galpões de triagem — afirma o presidente da autarquia.

Ouça a manifestação de Lucas Arruda, presidente da Comcap:

A coleta seletiva domiciliar será feita de domingo a sexta-feira, a partir das 19h, sempre em horário noturno. A localização contemplada é o triângulo central da cidade, entre as avenidas Mauro Ramos, Gustavo Richard e Beira-Mar Norte. O usuários da região devem dispor os resíduos recicláveis (embalagens de vidro, metal e plástico e papel) em sacos claros para a coleta seletiva.

Conforme a Comcap, o restabelecimento total da coleta seletiva domiciliar depende da reabertura em dos galpões de triagem, do restabelecimento do transporte coletivo e da recomposição do quadro funcional. Quase 400 colaboradores estão afastados, enquadrados como grupo de risco para o coronavírus em decisão judicial. A companhia deve recorrer apenas em casos de motoristas, não sobre garis ou auxiliares operacionais.

A rede de Ecopontos é alternativa para os moradores das regiões que ainda não têm a retomada da coleta seletiva. O descarte dos recicláveis pode ser feito em seis locais da cidade, no Itacorubi, Morro das Pedras, Canasvieiras, Saco dos Limões, Capoeiras e Monte Cristo. Ainda há e 38 pontos de entrega voluntária distribuídos pela Capital.

Guia da Comcap com dicas para a coleta seletiva

(NSC, 28/04/2020)